O Sintracon

NOSSA HISTÓRIA

A luta pelos trabalhadores já vem de longas datas, realizadas pelos sindicatos, entre eles está o Sintracon, que nasceu no dia 06 de maio de 1931, na sede da União Operária do Paraná, localizada na rua Desembargador Westphalen, n° 108, local onde ocorreu a primeira reunião dos “Operários da Construção Civil”. Sendo aprovada sua criação, teve sua primeira sede localizada na rua Lourenço Pinto, n° 498 e no dia 19 de novembro de 1932 filiou-se a Federação Regional dos Trabalhadores do Paraná, que tinha sua sede localizada na Praça Santos Andrade, n° 167. Entre 1933 e 1935 o sindicato atuou na sede da federação, acima citada.

À partir de 1936 o sindicato sofreu vários tipos de perseguição e desenvolveu suas atividades precariamente, já que várias entidades tiveram suas portas fechadas.
Depois da criação do Ministério do Trabalho, os sindicatos passaram a ser controlados pelo Estado.
Segundo a história, o primeiro ministro do trabalho chamava-se Lindolfo Collor de Melo.
Na “era Vargas” a perseguição aos sindicatos continuou e mesmo as eleições ocorrendo normalmente, caso a diretoria eleita não fosse do agrado do delegado do trabalho era cassada tomando posse uma junta governativa, tendo um prazo de até noventa dias para convocar uma nova eleição.

Depois de todo esse período de lutas e perseguições, em 1947 o sindicato transferiu sua sede para a rua XV de Novembro, n° 1040 e logo em seguida para a rua Marechal Floriano Peixoto, n° 195; a partir do dia 1° de julho de 1949 mudou-se para a Praça Zacarias,n° 80.
No pleito eleitoral realizado em 1950 o sindicato teve sua primeira diretoria eleita democraticamente por seus associados, sendo esta uma grande vitória para a categoria.
Em 1953 o sindicato adquiriu dois apartamentos localizados na Praça Zacarias, n° 36, exercendo suas atividades neste local até 1989.

Ao final da década de 70, mais precisamente em 1979 em plena ditadura militar, que torturava e matava seus opositores,
houve um grande arrocho salarial e a direção do sindicato na época, fazia vistas grossas ao que estava ocorrendo, quando eclodiu a grande greve e a repressão policial atuou agressivamente ferindo e prendendo vários trabalhadores. Cansados de tanto descaso da direção do sindicato, um grupo se organizou, montando uma chapa de oposição, disputando as eleições e em agosto de 1980, com os votos da maioria dos trabalhadores, saiu vitoriosa, permanecendo na direção do sindicato.

Com a iniciativa do Sintracon, houve várias outras oposições sindicais no estado do Paraná.
Desde aquele período para cá, tivemos vários companheiros na diretoria deste sindicato, hoje SINTRACON-CURITIBA.
No decorrer destes anos todos, desde a sua fundação até os dias de hoje, o SINTRACON-CURITIBA, enfrentou inúmeras greves, processos cassações e mesmo assim tem atuado incansavelmente em favor da classe trabalhadora.

Com a fundação da Central Única dos Trabalhadores em agosto de 1983 em São Paulo e em 1985 no Paraná, foi um dos primeiros sindicatos a filiar-se na CUT no estado.
Hoje o SINTRACON – CURITIBA possui ampla sede social, localizada na rua Mateus Leme, n° 324, desde 1989, isso graças à garra e perseverança de todos que se empenham na luta por um futuro promissor para toda categoria da Construção Civil, Olaria e Cerâmica para Construção de toda grande Curitiba.